6.9.10

o carpobrotus edulis (chorão das areias) e os jornais de trade


foi o meu amigo Francisco (o que um homem aprende com um arquitecto paisagista do I.S. Agronomia!) que ontem me alertou para o facto: as dunas portugueses estão a morrer por causa do carpobrotus edulis, vulgo chorão-das areias.

durante anos a "plantinha cor-de-rosa" deliciou os portugueses e ninguem lhe fez mal. hoje, por onde quer que andemos, ela lá está. o dito chorão tem uma particularidade, onde se instala não deixa que a flora endémica sobreviva. vigoroso, absorve tudo o que há em redor, consegue sobreviver em condições adversas e expande-se.

mas se o surgimento e crescimento desta "linda flor" é rápido, mais rápida é a sua morte, deixando o território "queimado", num estado em que praticamente mais nada tem hipótese de sobreviver depois dele ter por lá andado. o dito chorão-das-areias, ao contrário do que muitos pensam, em vez de proteger as dunas, acaba por as destruir completamente, deixando campo aberto à erosão e à degradação costeira.

talvez esta triste história possa servir de exemplo e alerta aos jornais de trade do sector da comunicação, e da "edificante" querela que têm protagonizado.