Há uns anos atrás fui apresentar uma comunicação sobre gestão de crises num congresso em Espanha. Estava cheio de sentimento pátrio e rigor cientifico. Esbracejei e entusiasmei-me com a minha "ponencia" e fiquei satisfeito com aquilo que apresentei. No final, um grande professor catalão, Antonio Nogueró i Grau, disse que nada de novo tinha sido acrescentado naquela sessão, e que embora muito interessantes, as apresentações não tinham acrescentado valor ao que já se sabia sobre a matéria. Fiquei chocado e reagi emocional-nacionalmente na altura. Passados estes anos voltei a lembrar-me deste episódio e, reflectindo, tenho que dar razão a Nogueró i Grau: no campo da comunicação e das RP desde 1985-1990 não há nada de novo. Não existe qualquer acrescento teórico ou prático que seja verdadeiramente inovador e que tenha posto em causa o paradigma existente. Quando Khun na "estrutura das revoluções científicas" falou sobre mudança de paradigmas, afirmava aquilo que são as caracterísiticas dos processos de mudança e como estas se processam. No campo da comunicação nada disso tem acontecido. Continuamos a funcionar no mesmo paradigma de há 20 anos e aquilo que tem vindo a surgir são variações do tema com umas quantas buzz words interessantes que permitem vectorializar os posicionamentos dos prestadores de serviço. Estou convencido que o esforço da GCI vai dar os seu frutos e vai colher resultados, ainda por cima porque já têm em curso alguns projectos muito interessantes. Mas não é uma mudança de paradigma, nem é uma inovação...é uma evolução, tal com tão bem confirmou hoje o seu presidente no seu blog. felicidades nesta nova fase de vida.
7.7.10
sobre public engagement (III)
Há uns anos atrás fui apresentar uma comunicação sobre gestão de crises num congresso em Espanha. Estava cheio de sentimento pátrio e rigor cientifico. Esbracejei e entusiasmei-me com a minha "ponencia" e fiquei satisfeito com aquilo que apresentei. No final, um grande professor catalão, Antonio Nogueró i Grau, disse que nada de novo tinha sido acrescentado naquela sessão, e que embora muito interessantes, as apresentações não tinham acrescentado valor ao que já se sabia sobre a matéria. Fiquei chocado e reagi emocional-nacionalmente na altura. Passados estes anos voltei a lembrar-me deste episódio e, reflectindo, tenho que dar razão a Nogueró i Grau: no campo da comunicação e das RP desde 1985-1990 não há nada de novo. Não existe qualquer acrescento teórico ou prático que seja verdadeiramente inovador e que tenha posto em causa o paradigma existente. Quando Khun na "estrutura das revoluções científicas" falou sobre mudança de paradigmas, afirmava aquilo que são as caracterísiticas dos processos de mudança e como estas se processam. No campo da comunicação nada disso tem acontecido. Continuamos a funcionar no mesmo paradigma de há 20 anos e aquilo que tem vindo a surgir são variações do tema com umas quantas buzz words interessantes que permitem vectorializar os posicionamentos dos prestadores de serviço. Estou convencido que o esforço da GCI vai dar os seu frutos e vai colher resultados, ainda por cima porque já têm em curso alguns projectos muito interessantes. Mas não é uma mudança de paradigma, nem é uma inovação...é uma evolução, tal com tão bem confirmou hoje o seu presidente no seu blog. felicidades nesta nova fase de vida.