15.7.10

o cluster do mar e o colégio pedro arrupe

há uns anos atrás enquanto ouvia uma intervenção do Professor Ernâni Lopes, fiquei com a expressão "CLUSTER DO MAR" na cabeça.

se não estou enganado, mais à frente houve um movimento corporativo liderado por ernâni lopes no sentido de institucionalizar este cluster do mar, mas julgo que não conseguiu ir muito além do que do campo das intenções. estamos em 2010 e o nosso país continua sem uma estratégia-país clara. Portugal e os seus governos, fazem lembrar as actuais famílias portuguesas que para acorrer aos fogos momentâneos, esquecem-se continuamente de olhar para a frente e construir um caminho perante as ambições existentes...e o mar vai ficando para trás. as nossas empresas-bandeira continuam a ser as energéticas, de distribuição e as de infra-estruturas.

e o mar? estou certo que andam por aí muito bons projectos associados ao mar; lembro-me vagamente do caso de uma empresa algarvia que está a vender algas para a indústria farmacêutica e cosmética. uma empresa de vila do conde que é líder mundial na construção de kayaks. os maiores viveiros de pregado da península ibérica de uma empresa espanhola. e proliferam uma série de empresas de turismo exclusivamente viradas para o mar. mas faltam definitivamente projectos sustentados associados a este recurso.

este post fecha com um exemplo, outros haverão por certo, de como este recurso único e essencial para Portugal pode ser potenciado. trata-se de uma iniciativa do Grupo Alves Ribeiro e da Companhia de Jesus. a partir de Setembro, ali para os lados da expo, sobre o rio e perto do mar, vai surgir o colégio Pedro Arrupe. não vou falar sobre os 500 anos de experiência pedagógica dos Jesuítas, antes sobre a sua contínua actualidade e visão estratégica, e de como este projecto educativo para além de uma "escolha segura para as famílias", é uma exploração dos vectores centrais do referido cluster. com efeito o Pedro Arrupe é um colégio privado, católico e da Companhia de Jesus; mas é também uma aposta no ensino experimental das ciências, com especial vocação para o mar,e uma aposta no desporto: futebol, natação, ténis?! claro que sim! mas também vela, canoagem e outros desportos náuticos.

e este exemplo chama-me a atenção para as oportunidades que se estão a perder no mar. quantas e quantas reinvenções, inovações, originalidades, estão por aí à espera que nos debrucemos sobre elas. ai se eu tivesse dinheiro para investir em algumas delas :)