15.1.10

"red bull não te dá asas, lisboa!" ou "museum of innocence 2010"

İstanbul 2010 - Avrupa Kültür Başkenti.

este ano a efémera distinção de capital europeia da cultura vai ser carregada por istambul. a turquia entrou no meu imaginário depois de deixar de ter golpes de estado orquestrados pelos militares e quando, num qualquer congresso da nossa área, conheci um director-geral de uma agência de comunicação de Istambul, que em alguns minutos tratou de me demostrar que a turquia era muito mais que umas ruínas gregas, umas praias bem ocidentais e 15 volumes de contributos para a história universal. há 10 anos asseguravam-me que, não só a cultura turca estava fortíssima como havia um espírito de renovação, inovação e criatividade que iriam dar que falar. passado este tempo, os rp's turcos por aí andam em tudo o que é associação internacional, têm parcerias com tudo o que mexe e os académicos começam a marcar algumas posições.

mas toda esta prosa vem a propósito de İstanbul 2010 - Avrupa Kültür Başkenti, e de uma iniciativa que demonstra o que me fascina na cultura do bósforo: um dos "plats de resistance" da programação é a abertura, para este acontecimento, do "museu da inocência". quem acompanha a obra do Nobel Orhan Pamuk reconhece imediatamente o nome do museu e, consequentemente, a sua temática. o livro fascinou-me, mailo intricado emocional da história de kemal e füsun, tal como já me fascinara a cinematografia turca de guney a erdem.

tenho pena, pois tenho! que esta inovação não seja nossa. tenho pena que não consigamos estes rasgos de "lateral thinking" e que, apesar da pós-modernidade da iniciativa, não consigamos pôr lisboa ou porto, na rota da atenção dos "trend finders" como os turcos fizeram, e que apostemos em iniciativas à "minipreço" como aquela corrida red bull que se anuncia para a capital. é triste que não tenhamos mais iniciativas à altura (antónio costa mais os seus "jardinzinhos de proximidade" não me convencem!) e que, já agora, não tenhamos um escritor que trate tão bem lisboa, como pamuk trata istambul