8.9.08

PIGS parte II



A DIRCOM tem um projecto chamado Marca Espanha que reúne o Foro de Marcas Renombradas Españolas (FMRE), o Instituto Español de Comercio Exterior (ICEX) e o Real Instituto Elcano de Estudios Internacionales y Estratégicos. A DIRCOM faz uma defesa activa dos activos que tem. E fá-lo da forma conveniente com os meios adequados. ~

Duas ou três ideias que merecem ser salientadas a este propósito e que pretendem suscitar um debate:
1- Tenho pena que continue a não existir uma DIRCOM em Portugal;
2- Tenho pena que se continue a conceber o esforço de divulgação exterior de Portugal como uma realidade que cabe a um qualquer organismo do Estado
3- Tenho pena que não haja um projecto de marca Portugal com a dinâmica e a mecânica do da DIRCOM, onde cabe à sociedade civil, e seus mecanismos associativos, a "energização" de activos comuns, mas cuja activação depende das vontades e operações individuais
4- A reacção DIRCOM é ponderada e oportuna, e insere-se em mecanismos e sistemas mais vastos do que a carta que escreveu ao Financial Times.
5- Portugal enquanto "activo comum", que mecanismos tem de protecção e defesa de reputação-país? que mecanismos é que tem de gestão de crises-país? que política tem de construção de valor reputacional-país?

Enquanto políticas-públicas do campo económico, gostava de as conhecer, enquanto cidadão gostava de as comentar, enquanto profissional gostava de as escrutinar!