22.9.08

lpm no m&p (5) e o mercado das consultoras


1- Todos os que leram a entrevista terão por esta altura a sua opinião. Ainda bem. Se o Adam Smith tem razão e o mercado (com o seu pre-requisito de livre acesso à informação) funcionar, a entrevista terá o seu impacto por força daquilo que lá se veiculou.
2- Não concordo com a análise de mercado efectuada por LPM por causa de aspectos metodológicos; em nenhum local se revela quais os critérios utilizados para segmentar daquela maneira e não são apresentadas as fontes informativas que comprovem a verificação de condições para a inclusão de uma ou outra empresa nos segmentos referidos.
3- Gostava que houvesse um ranking de consultoras efectuado por uma entidade independente que contabilizasse elementos reputacionais gerais, de negócio e de satisfação de clientes para acabar de uma vez por todas com as dúvidas de quem é o maior e o melhor. Saber quem é o maior e o melhor é importante para o mercado e os clientes agradeceriam saber. Diferentes clientes têm diferentes critérios de avaliação do que é bom para eles: nuns casos será a dimensão, noutros a qualidade, noutros a influência, etc.. Quanto mais informação (de qualidade) melhor
4-Gostava de um ranking verdadeiramente independente que analisasse elementos do balanço de cada uma das sociedades e que daí se pudessem extrair conclusões sobre os racios fundamentais de gestão; estes indicadores permitiriam qualificar a qualidade de gestão das sociedades em questão; mas a componente de reputação e a de satisfacção dos clientes é na minha perspectiva mais relevante, já que aponta mais claramente aquelas consultoras que de facto ajudam a resolver os problemas dos seus clientes e não somente aquelas que ganham mais dinheiro com eles. Se existissem rankings assim estruturados, entrevistas como esta não seriam motivo de polémica
5- Não consigo perceber porque é que os jornais da especialidade não fazem esse trabalho de fundo de investigação. Com essa abordagem é que eles dariam um extraordinário contributo para a transparência e clareza do mercado e para a evolução das consultoras e agências.