11.7.08
subsídios para uma teoria sobre o empreendedorismo em consultoria em RP em Portugal (parte I)
Após ter recebido muitos comentários e e-mails, e de eu próprio ter estado a tentar estruturar todos os contributos, aqui surge o primeiro esboço. Apresentam-se de seguida os 4 factores que interagem na decisão de se criar uma nova empresa de consultoria em RP, partindo de "quadros médios e superiores" de outras consultoras:
Factores socioeconómicos
*Crescimento da relevância na Gestão de Empresas da área de PR e do seu conhecimento associado
*Maior sofisticação dos decisores empresariais
*Maior cientificidade da indústria
*Maior demonstração do retorno financeiro dos investimentos na área
*Contexto económico favorável a investimento em relações com stakeholders mais eficazes e mais eficientes
Factores industriais
*Mercado dinâmico e com múltiplas oportunidades de negócio associadas
*Ausência de segmentação técnica que permite a estratificação e ocupação de nichos
*Barreiras financeiras reduzidas à entrada
*Segmento mais simples do negócio sem barreiras de competência ou técnicas
Factores empresariais
*Avaliação negativa do modelo de negócio vigente
*Discordância com a visão estabelecida, missão e valores do projecto onde se encontram (estratégica)
*Desajustamento cultural
*Desajustamento estrutural
*Alteração de expectativas
*Utilização comercial potencial de inovações e oportunidades de mercado
*Modelos de remuneração desadequadas
*Modelos de gestão de capital intelectual errados
*Modelos de recursos humanos desajustados
Factores pessoais
*Capital intelectual
Knowledge e Know How
*Capital relacional
Networking
Profundidade relacional com elementos críticos de negócio (decisores, líderes de opinião, líderes públicos, jornalistas etc.)
*Capital gestionário
Desenvolvimento de modelo de negócio próprio
Inovação crítica
“Visionarismo”
Empreendedorismo
Desmotivação ou descontentamento
Ficarei a aguardar os V. comentários e e-mails. Muito obrigado a todos os contribuintes desta teoria conjunta
Etiquetas:
consultoras,
empreendedorismo