5.5.08

crónicas # 10 OJE | agronomia e capital social

Não sei, efectivamente, o que se passa nos outros clubes de rugby em Portugal, mas o que se passa em Agronomia é digno de registo e tenho a obrigação moral de passar palavra.
Sobre o rugby muito se diz: que é uma excelente escola de vida, onde se consolidam valores essenciais, onde se “moldam” atitudes adequadas face às adversidades da vida. É um desporto de que em Portugal pouco se fala, a menos que “os Lobos” façam mais um brilharete.
Agronomia organizou recentemente uma digressão a França (Biarritz). Nada de mais, dirão alguns! A diferença é que esta digressão, foi de cerca de 120 jovens das escolas de formação (8-16 anos). Pouco interessa as taças conquistadas nos Torneios em que participaram os jogadores de Agronomia (e foram muitas). O que interessa é que um conjunto de voluntários (dirigentes e treinadores) aceitaram a tarefa de ajudar na educação destes jovens no que respeita a capacidades, atitudes e valores, que não se ensinam na escola ou nas famílias. São, também, estas aprendizagens que ajudam a construir o capital social de uma sociedade.
Agronomia nesta digressão teve alguns patrocínios, para o ano há-de ter mais. Porque o país precisa destas iniciativas para formar os seus jovens.