17.3.08

agências # 5 valor do mercado português

o luís paixão martins (lpm) falou há uns dias sobre o valor do mercado português das consultoras de PR. ele fala de cerca de 30 milhões €...as mesmas contas mandam-me para os 42 milhões de €. pouco interessa...é ridículo o valor, atendendo àquilo que as PR profissional e cientificamente desenvolvidas aportam verdadeiramente para os negócios.


"Pego nos indicadores reais das principais consultoras de comunicação portuguesas relativos a 2006.
Uma simples soma das suas vendas dá-nos o número de 22 milhões de euros. Estimo que a média geral de crescimento no exercício passado terá sido de uns 20 por cento e acrescento outro tanto para “cobrir” as consultoras mais pequenas.
Temos, assim, uma facturação global da ordem dos 30 milhões de euros por ano.
É um número interessante para um conjunto de pequenas e médias empresas de capital essencialmente português que nasceram, nos últimos 20 anos, a partir do empenho e da motivação de experiências individuais.
Estou certo em como nenhum de nós pensaria que este tipo de números seria alguma vez atingido. Lembro-me de alguém (não me recordo quem) ter dito, em tempos, que seria impossível facturar mais de um milhão de euros de honorários por ano numa consultora de comunicação em Portugal.
Cada uma destas empresas integrava já, no final de 2006, um número razoável de colaboradores, em média uns 20, certamente quase todos licenciados e relativamente jovens.
E todas apresentavam resultados líquidos positivos."
lpm