12.7.10

sobre rumores e boatos e o bcp

não recebi nenhuma sms, não coloquei nenhum post em blog, não sou cliente do banco em questão, não tenho interesses no dito. todavia fui leitor de jornais no dia em que se anunciou que havia uma campanha em curso sobre o banco Millenium BCP no sentido de criar um clima de receio relativamente à capacidade do referido banco honrar os seus compromissos. o passo seguinte da novela dava conta de um comunicado do banco a repudiar a dita campanha e a assegurar que os rumores eram completamente infundados...tranquilizei-me, sosseguei e descomprimi, esta mensagem tinha credibilidade suficiente,e, enquanto investigador e comunicador, sei que o que há mais são rumores e boatos [o Kapferer escreveu um livro brilhante sobre isto, há inclusive uma tradução portuguesa] desprovidos de qualquer base.

Entretanto o comendador Berardo deu uma entrevista ao Diário Económico em que afirma que «Se há uma instituição sólida em Portugal é o BCP», e avança ainda que os boatos foram lançados por «especuladores sem escrúpulos que só querem dinheiro, pessoas sem responsabilidade social que não se preocupam com empregos, com nada»....e eu ri-me a bandeiras despregadas pelo insólito das afirmações e o meu coração voltou a estar intranquilo e a temer o pior relativamente ao sistema financeiro português.