5.7.10

a proposito do PR After Work (II)

o Bruno teve a gentileza de comentar o que escrevi sobre o PR After Work, dizendo:
"a web nunca afastou as pessoas do que é importante, pelo contrário serviu para as aproximar umas das outras. Se por alguma razão as pessoas perdem o norte, é porque existem outros factores em jogo."

Sem dúvida que a web aproximou muita coisa que anteriormente estava dispersa, e que existem outros factores em jogo, mas também é verdade que a web introduziu uma série de alterações sociológicas que mudaram a face das sociedades, como as conhecíamos. hoje temos uma produtividade impensável (pessoal e profissional) e a nossa vida decorre a um ritmo muito mais rápido.

a tecnologia, e em especial a web, alteraram a nossa forma de organização pessoal e profissional, a nossa noção de tempo e a de todas as instâncias interiores associadas ao tempo, como por exemplo a ansiedade e a paciência. hoje somos mais ansiosos e menos pacientes. e não é da geração dos 30-40 que eu falo; falo dos 10-20.

há uns tempos lia gabriel garcia marquez no seu "amor em tempos de cólera" e deliciava-me com a qualidade da espera do florentino (acho que é este o nome do personagem).

hoje os miudos que mandam uma sms ou escrevem no facebook desesperam se a resposta ou comentário não aparece em poucos minutos...insistem, repetem. Era assim há uns anos? não não era. e isto tem consequências na interacção social, na dinâmica e nas formas dessas interacção e dinâmica terem lugar. não é bom, nem mau, é o que é. e vamos ter uma sociedade diferente por causa disso daqui a uns anos? vamos, é claro que sim! tal como a invenção do aquecimento central, ou da máquina a vapor, e do elevador tiveram sobre os nossos antepassados. sem vapor e sem eletricidade não havia prédios com mais de 5 andares, o espaço urbano não era teria sido tão cobiçado e valorizado e as cidades não seriam o que são hoje. mas estas mesmas causas, fizeram com que as pessoas sentissem que as suas vidas perdiam qualidade (Lisboa perdeu 300 000-400 000 habs em duas décadas e não foi só por causa das rendas).

a web tem efeitos ao nível da socialização...a sua existência desobriga as pessoas do contacto, desobriga-os de uma série de protocolos de co-existencia em sociedade. uma série de facetas individuais (tendência para o isolamento, individualismo, exacerbamento de características pessoais como a timidez e a reclusão, ou mesmo a acentuação de certas fobias sociais) são incentivadas pela existencia da web. por outro lado, a existencia da web motiva um menor envolvimento pessoal das pessoas, e piora os relacionamentos (cerca de 60-70% da informação sobre uma pessoa é recolhida a partir de informação não discursiva, não estando ela disponivel temos menores recursos para criar confiança e profundidade de relacionamento).

a web afasta e aproxima. sem a web o pr after work nao teria sido posto de pé em tão curto espaço de tempo! a web promove este tipo de socialização, é certo. é um catch 22. sem a web nao se poriam de pé estas iniciativas, mas só porque ela existe é que estas iniciativas ocorrem. e volto a dizê-lo, são saudáveis os ajuntamentos em que nós possamos aprofundar o conhecimento e nos possamos sentir mais humanos...em que possamos partilhar histórias e estórias, de olhos nos olhos, com sorrisos e sentimentos transparentes na cara. já lá diz o ditado, longe da vista, longe do coração. não há tool nenhuma que substitua um abraço quebra-ossos e uma gargalhada de partir vidros.

e o bruno tem razão: as pessoas perdem o norte por muitos factores, mas, acrescento eu, a web de vez em quando dá uma ajuda.