26.7.10

foursquare (4sq)


de repente, gritou ao meu lado com um orgulho desmedido "sou mayor do...", a seguir passou por mais um sítio e disse vou fazer " "check in" aqui no ....". e eu, confesso, senti-me completamente ignorante. daí à explicação foi um fósforo: foursquare. é o novo hip em redes sociais, e anda a deixar ficar muito boa gente agarrada ao movel na busca de mais um check in por cada passagem num sítio relevante da cidade. este novo sistema é um misto de rede social com jogo de vaidades. dá para competir pela posição de líder de um local e ganhar uns prémios, e como ferramenta de geolocalização dá para tirar partido de uma série de acções relacionadas com a mesma. há uns dias numa revista inglesa falava-se dos perigos associados a estas ferramentas de geolocalização, a propósito de um jornalista que perseguiu durante horas uma fonte de uma história para assegurar factos essenciais, sem ser notado ou visto, porque também ele tinha foursquare. as possibilidades comerciais e de marca associadas ao novo "bicho" são imensas, tal como imensas são as possibilidades de violação de privacidade...mas quem anda à chuva molha-se.

P.S. o meu objectivo é ser mayor de alguns spots relevantes da cidade: adoraria ser mayor do PCP na soeiro pereira gomes, e da presidencia do conselho de ministros...se eu vier a aderir a este novo "buster" é por aí que começo: planto-me à porta destes dois sítios todas as manhãs e faço check in

P.P.S. a subida dos números da foursquare é tão impressionantes, que hoje quando tentei aceder ao site deles...estavam a fazer um upgrade ao server...é o preço do sucesso!