27.1.10

base de dados de investimento publicitário do estado

hoje o diário económico anuncia que vai ser criada a referida base de dados e que a ERC (inqualificável instituição) já terá o diploma em sua posse para parecer (uuuuhhhhh....medo!).

agora só fica a faltar transparência relativamente a concursos públicos na área da comunicação, bem como a adjudicações directas que por aí se multiplicam. quando se fala de comunicação fala-se de tudo o que mexe nesta área: marketing, publicidade, comunicação/rp, design, eventos etc.. é da mais elementar justiça que os processos e as decisões sejam apresentadas publicamente. e sinceramente, não consigo perceber o legislador, quando este se preocupa com uma árvore e nem sequer olha para a floresta. à boca fechada, no silêncio do anonimato (por medo de represálias) repetem-se, em conversas informais, as mais variadas acusações relativamente aos critérios de adjudicação de serviços nestas áreas (somente alguns dos prejudicados têm a coragem para recorrer a tribunal pedindo justiça). e estas acusações não incidem sobre as grandes empresas de comunicação de cada uma das áreas. as acusações recaem na miríade de micro, nano, piquenas empresas de comunicação (muitas delas virtuais)que pululam em torno do aparelho do Estado. numa altura em que o défice 2009 rondou os 9,3% (sim! a palavra escolhida é mesmo rondou, já que nos habituámos a que as contas deste Governo sejam sempre por aproximação) exige-se que a seriedade e a transparência cheguem a este campo.

quanto a isto tenho 2 certezas:
1) os custos do estado diminuiriam alguns milhões de euros (e não é especulação minha);
2) a qualidade da comunicação aumentaria (e por consequência a sua eficácia e resultados).

ne: na imagem, reprodução da estátua de Rodin "não conheço, não sei"