15.12.08

Mudanças em 2009


Mudanças para o próximo ano: Teresa Figueira assume a DG da Hill & Knowlton e Nadim Habib vai para a Formação de Executivos da Universidade Nova. Por sua vez a Porter Novelli também vai alterar as suas estruturas já que Juan Cruz Más abandonou a presidência ibérica da companhia depois de um ano extraordinário (vendeu a quota que ainda detinha) com eventuais alterações na Porter Novelli Portugal onde Mariana Vitorino era a sua pessoa de confiança. Entretanto para além da Lewis PR e do seu activissimo VP para o Sul da Europa, assegurou-me um jornalista espanhol desta área, que pelo menos mais 3 empresas (2 com base em Madrid e 1 em Barcelona) se preparam para entrar em Portugal no 2º semestre de 2009.

Se nos primeiros casos se mudam as figuras mas persiste a orientação e, por certo, a qualidade do trabalho, os segundos vão abanar o middle market português...afinal de contas, a profissionalização das agências em Espanha começou há mais tempo, o mercado português a médio prazo é rentável para as espanholas, elas precisam de novos segmentos e estão dispostas a perder dinheiro dando excelente qualidade de serviço, durante um tempo, para depois vingarem pela massa crítica alavancada.

Movimentos interessantes para serem acompanhados. Como alguém dizia há uns tempos, a crise nem sempre é uma ameaça...solo lo es para los que tienen menor cualidad, preparacion y vision

É tudo uma questão do número de dioptrias que os gestores portugueses insistirem em usar