11.9.08

Da gestão da mudança à gestão de crises na Carat

A Carat decidiu fazer um processo de reestruturação nos EUA, que implicava a redução de pessoal. Tudo correcto em termos de planeamento; toda a equipa sintonizada para tão duros momentos, até que... alguém se enganou ao enviar um e-mail confidencial. E de repente toda a empresa passou a saber o que se ia passar e como se ia passar. E poucos minutos depois já a notícia circulava em blogs, e no dia seguinte estava na AdAge. Como se refere num dos artigos que li sobre o caso, o incidente permite tirar algumas boas lições sobre comunicação interna, rp, gestão de mudança e RH, e ao mesmo tempo sobre o build up de crises... perfeitamente evitáveis. A componente de comunicação dos processos de change management é geralmente negligenciado por parte dos consultores de gestão, e diz-me a experiência observada e a própria que é responsável por 80-90 % dos sucessos ou falhanços desses processos. Neste momento, estando envolvido num processo de change management de algum impacto, este caso veio reforçar as minhas convicções e as preocupações que tenho neste tipo de projectos. Espero que também possa servir a outros.