2.7.08
O mercado das RP em Portugal
O Rui Calafate é sempre uma pessoa muito informada sobre a indústria das RP em Portugal. Avançou há uns dias que iria surgir uma nova consultora de comunicação. Imagino que se referisse à M do Moreira Rato. Além desta, já tinha anunciado uma série delas. Mas o motivo pelo qual estou a escrever não é o de debater as fontes do Rui, antes enunciar uma questão para a qual gostaria da ajuda daqueles que passam pelo On PR. Que razões, estruturais e estruturantes, têm levado uma série de excelentes comunicadores, estrategas e gestores, a sair das consultoras onde estão para lançar estes novos projectos? Lembro-me, assim de repente, do Moreira Rato, do Armandino, do Maia Cerqueira, do Jorge Azevedo e Ricardo Póvoas, do João Tocha; todos eles com percursos profissionais irrepreensíveis passando por consultoras de prestígio ou promissoras (JLM, Cunha Vaz, LPM, Cupido, MediaHealth). Muito gostaria que me ajudassem a perceber isto. Se quiserem fazê-lo por comment ou por mail (aqui ao lado) tentarei (com as minhas capacidades de editor) fazer um resumo dos comentários e dos mails e apresentar uma pequena teoria conjunta (com todos os co-autores), sobre a mudança no mercado da comunicação. Antecipadamente agradecido.