24.6.08

4 razões para usar os social media!

4 Motivos pelos quais as Empresas devem Escutar os Social Media
via Dissonância Cognitiva by Bruno Ribeiro on 6/23/08 e via Miguel Albano


Monitorizar os social media, e em especial a blogosfera, não serve ou não deve servir apenas para evitar problemas de reputação. Existem outras vantagens competitivas que as empresas podem retirar desta actividade. Em minha opinião existem 4 grandes motivos pelos quais qualquer empresa, que procure ter sucesso nos dias de hoje, deve estar atenta aquilo que se escreve e se comenta nestes novos meios de comunicação:
1. Gestão de reputação – ao monitorizar eficazmente os social media, uma empresa estará sempre alerta e terá conhecimento quase imediato de toda e qualquer opinião que seja colocada online sobre si e os seus serviços e/ou produtos. Desta forma, poderá actuar antes que uma experiência negativa de um dado cliente se transforme numa “revolta” generalizada capaz de prejudicar a imagem e os proveitos da empresa.
2. Gerir crises de comunicação – as pessoas erram! É um facto simples e óbvio. É por isso natural que, mais tarde ou mais cedo, alguém com um cargo importante numa empresa profira algo inadequado que acabará por ser analisado de forma implacável online. É importante que uma companhia tenha sob vigilância os social media para poder intervir e tentar minimizar os problemas ou corrigir qualquer mal entendido.
3. “Observar” a concorrência – tão importante como descobrir aquilo que os outros dizem e pensam acerca da nossa empresa é obter a mesma informação acerca dos nossos concorrentes. Saber aquilo que fazem bem ou compreender o que leva a que os consumidores não os prefiram é informação vital para o sucesso de qualquer empresa.
4. Estudar o Mercado – os estudos de mercado são caros e levam tempo a ser realizados (pelo menos se forem bem feitos!). Mas são fundamentais para compreender o mercado e os clientes que se pretende conquistar. A blogosfera é um excelente “local” para recolher informação qualitativa acerca da satisfação dos consumidores bem como inteirar-se de novas tendências que vêm surgindo e que merecem ser exploradas, possivelmente antes que a concorrência o faça.